Olá meus queridos sapateadores!

Este blog dispoe de várias informações interessantes pra você que quer conhcer a História do Sapateado, curiosidades sobre alguns sapateadores importantes, fotos e também um trabalho sore A INFLUENCIA DO SAPATEADO AMERICANO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DA CRIANÇA, é só clicar em Arquivo do Blog, ou mandar um Email para gisellamartins@yahoo.com.br

Entre e fique a vontade!
Happy shuffles to you!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A Importância do Sapateado Americano no Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança

Estes são alguns trechos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção de título de graduação do curso de Fisioterapia da Universidade Anhembi Morumbi (2006), desenvolvido por Gisella Martins sob a orientação da Profª Drª Maria Elizabete Guazzelli; podendo ser utilizado como fonte de pesquisa ou inspiração para outros trabalhos.


"INTRODUÇÃO

A sabedoria popular nos mostra constantemente o quanto a dança pode exercer influência sobre a vida das pessoas e o quanto pode ser benéfico, uma atividade lúdica, na recuperação de pessoas com depressão, na melhora da auto-estima, na inclusão social, e na manutenção da atividade física.

O Sapateado Americano é uma modalidade de dança com uma origem popular e que aos poucos tomou conta de uma nação tornado-se o símbolo daquele país. Tem como principal meio de execução, o tronco e os pés contendo em cada sola dos sapatos de couro, duas chapinhas de metal – uma na altura dos dedos e outra no calcanhar ; podendo ter a utilização de músicas ou não. O objetivo do Sapateado como forma de expressão é a construção rítmica, por isso, quando executado com música deve passar a fazer parte dela como se fosse um instrumento de percussão, da mesma forma quando feito “à capela”, deverá ser contagiante e ritmicamente construído na forma musical. Para o aproveitamento das aulas de Sapateado é necessário que o aluno, tanto criança como adulto, tenha boa concentração e coordenação motora; porém, como já foi citada, a “sabedoria popular”, também nos diz que a dança pode ajudar no desenvolvimento dessa coordenação.

O presente trabalho tem como relevância, o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, e a pergunta a ser feita nesta pesquisa de campo, é se o Sapateado Americano pode influenciar nesse desenvolvimento."




"Modelo de Organização Funcional do Cérebro

Segundo LURIA (1973 apud FONSECA, 1995), existem três unidades funcionais fundamentais do desenvolvimento humano, a primeira faz a regulação do tônus cortical e a função de vigilância; a segunda capta, processa e armazena a informação vinda do mundo exterior; e a terceira programa, regula e verifica a atividade mental; sendo que o mesmo autor também acredita que essas três unidades não trabalham isoladamente, pois a mudança ou a organização de uma unidade interfere na mudança ou organização das outras unidades. A primeira unidade entra em atividade já no desenvolvimento intra-uterino e desempenha um papel decisivo no parto e nos primeiros processos de maturação motora antigravitacional; a segunda unidade entra em jogo mais tarde, já em termos do desenvolvimento extra-uterino, desempenhando um papel de transação entre o organismo e o meio, entre o espaço intracorporal e o espaço extracorporal; a terceira unidade depende das duas primeiras, vai atuar posteriormente, reunificando-as em termos de planificação de condutas cada vez mais conscientizadas e corticalizadas. Mas para que o movimento se desenvolva adequadamente não basta contar com um “esquema espacial” ou com uma estruturação espacial, é necessário contar com os impulsos constantes que vêm dos órgãos do movimento, ou seja, “as aferências proprioceptivas, vestibulares e posturais, que indicam a posição do corpo e a relação que ocupam as suas extremidades no espaço, sem as quais o movimento não pode ser coordenado”. A recepção da informação, que parte dos fusos musculares, dos músculos, tendões e articulações, que é recebida no cérebro, depois de ter sido subprocessada no cerebelo, e que atinge essencialmente as zonas parietais (zonas que Luria designa por aparelho cortical da sensibilidade músculo-articular), é crucial o plano de movimento. (Luria, 1973, apud FONSECA, 1995, p.56-93)."



"A Habilidade Motora

Ao se deparar com uma nova habilidade motora, a criança sente naturalmente a necessidade de criar sua própria maneira de entendimento e memorização, já que é fácil perceber em uma sala de aula que algumas crianças tendem a memorizar mais rapidamente que outras. Daí a importância de um professor preparado não apenas no que diz respeito à técnica em si, mas também didaticamente; respeitando o tempo de cada criança tornado essa turma o mais homogênea possível.

Alguns movimentos utilizados no Sapateado Americano podem ser facilmente adaptados para a vida cotidiana da criança, como: andar, correr, pular, trocar os pés, bater palmas; mas certamente haverá um estranhamento em relação a outros passos combinados, pois não serão atividades motoras conhecidas. Desta forma, a repetição será o recurso mais utilizado a fim de fazer o aluno superar as dificuldades motoras, e o desafio do professor será aumentar cada vez mais a motivação desse aluno em uma atividade repetitiva. (BERTAZZO, 1998)."




"A importância da Atividade Lúdica

A atividade lúdica pode ser definida como a interação direcionada para a criança e manipulação de objetos e indivíduos com pensamentos de gratificação e estimulação. As atividades lúdicas devem ter algum significado para a criança e os tipos de atividades que interessam a ela dependem das suas experiências de desenvolvimento e mudam com um padrão previsível conforme a criança ganha maturidade. (ROTLIFFE, 2002).

Certamente a dança se encaixa nestes parâmetros, pois o trabalho com o corpo gera a consciência corporal, a criança questiona-se e começa a compreender o que se passa consigo e com seus colegas ao redor, torna-se mais espontâneo e expressa seus desejos de forma mais natural. (SCARPATO, 2001).

Dançar é tão importante para uma criança quanto falar, contar ou aprender geografia. É fundamental para a criança que nasce dançando, não desaprender essa linguagem pela influência de uma educação repressiva e frustrante. (GARAUDY apud BÉJART, 1980).

O Sapateado Americano pode ser considerado uma atividade lúdica, já que socializa a criança, desperta sua criatividade e musicalidade, traz essa criança a um envolvimento emocional e cultural, de forma que ela nem perceba que está em um processo de aprendizagem. Algumas ações dentro desse processo podem ter a utilização de brincadeiras e jogos, como por exemplo: a dança das cadeiras, e o jogo da memória, sendo que serão feitas as devidas adaptações para a inclusão da técnica do sapateado a essas brincadeiras e jogos, colocando assim, o lúdico dentro do lúdico.
"




Gisella Martins

Quer conhecer este trabalho na íntegra?
Entre em contato: gisellamartins@yahoo.com.br

2 comentários:

Studio de dança disse...

artigo muitto bom... parabens pelo trabalho. posso divulgar em meu blog tb?

Dante - Tap Dance disse...

Muito bom! maravilhoso!